Respeitabilíssimo Grão-Mestre,
Meus Irmãos, Convidadas e Convidados,
Este ano, comemoramos os 300 anos da data do nascimento da primeira Obediência maçónica, a Grande Loja de Londres, em 1717, a que se seguiu, 6 anos mais tarde, a divulgação dos regulamentos considerados o fundamento e pilar da maçonaria moderna, as Constituições de Anderson.
Hoje, neste jantar de confraternização, a que chamamos ágape, palavra de origem grega que significa AMOR, comemoramos o DIA DO MAÇON E DA MAÇONARIA.
Recordamos um conjunto de datas significativas para a Maçonaria Portuguesa:
- 1797, há 220 anos, primeira Loja nativa portuguesa;
- 1802, há 215 anos, nasceu a primeira Obediência portuguesa, o GOL;
- 1980, há 37 anos, foi instalada a primeira entidade maçónica mista, o ramo português do Direito Humano;
- 1983, primeira Loja feminina portuguesa, a Loja Unidade e Mátria, na jurisdição da Obediência feminina francesa;
- 1985, há 32 anos, foi constituída a primeira Obediência que teve como objetivo a regularidade em Portugal, a GLP – Grande Loja de Portugal;
- 1991, há 26 anos, foi consagrada a primeira Obediência regular portuguesa, a GLRP;
- 2007, há 10 anos, foi consagrada a primeira Obediência feminina portuguesa, a Grande Loja Feminina de Portugal;
- 2016, há 1 ano foi constituída a GLUP – Grande Loja Unida de Portugal, que reúne um conjunto de maçons fundadores da regularidade no nosso país e de jovens maçons, centrados na manutenção da Tradição, na defesa dos Princípio e dos Valores que nos regem e na procura da Inovação como fatores integrados em que assenta a formação que praticamos, a bem da Maçonaria Universal, ao serviço de Portugal.
A Grande Loja Unida de Portugal associa-se a uma efeméride da maçonaria internacional que, por via da proposta de um maçon português, passou a ser universalmente aceite como o DIA DO MAÇON E DA MAÇONARIA.
- A 19 de Fevereiro de 1994, Fernando Teixeira, à data Grão-Mestre da G.L.R.P. – Grande Loja Regular de Portugal, propôs, durante uma reunião de Grão-Mestres, em Washington, que o dia 22 de fevereiro, data do nascimento de George Washington, passasse a ser celebrado pela Maçonaria Universal, proposta que foi aprovada por unanimidade.
- Hoje, 285 anos depois, recordamos o nascimento, em 1732, do maçon George Washington enaltecendo o seu papel de co-autoria da Constituição americana, de 1787, documento de forte influência do ideário maçónico, (a precisar, atualmente de ser melhor aplicada por quem de direito). Foi o 1°. Presidente dos Estados Unidos, de 1789 a 1797. Tendo sido reeleito para um 3°. mandato, recusou “para não dar mau exemplo”.
Nós, desde 1995, promovemos, todos os anos, em 22 de fevereiro, este jantar de confraternização, passando a palavra e o convite a Irmãos de todas as Obediências que queiram estar presentes.
Brindemos, pois, a todos nós e a todos aqueles que, quer estejam em terra, no mar ou no ar, tenham um rápido restabelecimento para os seus eventuais sofrimentos e um pronto regresso a suas casas, se assim for o seu desejo. A TODOS OS MAÇONS.
JMM, Grão-Mestre Adjunto