Notitiam Inauguralis

Corre o sec. XXI, era das e-iniciativas. A nossa Grande Loja Unida de Portugal não pode ficar indiferente, face a esta verdadeira revolução na forma de comunicar.

O nosso Boletim que se inicia neste mês e que se prevê com uma periodicidade bi-mensal, procura inscrever-se num tempo de desafios. Com esta publicação, damos mais um passo importante na nossa estratégia de comunicação, com três grandes objetivos que se interrelacionam. Um primeiro objetivo centra-se na divulgação do trabalho desenvolvido pela Grande Loja Unida de Portugal nos vários planos em que exerce a sua atividade institucional e de produção e difusão do conhecimento. Um segundo objetivo é difundir a diversidade do trabalho realizado pelas Lojas e seus obreiros numa perspetiva formativa e ritual. Por último, um objetivo que se liga com o desígnio de contribuir para potenciar a ação de todos os Grandes Oficiais e Veneráveis Mestres, como coletivo de trabalho, de reflexão, de memórias, de partilha, de construção e de solidificação de práticas, saberes, afetos e relacionamentos fraternais, artísticos, intelectuais e pessoais.

A Grande Loja Unida de Portugal, apresenta uma nova proposta de valores à sociedade portuguesa. Renovação com respeito pela tradição, revitalização da imagem externa e interna da maçonaria. Definimo-nos como uma escola de líderes, onde elegemos como objetivos principais o humanismo, a solidariedade social e a fraternidade, a educação e a cultura.

Foi nosso propósito desde a consagração da nossa Grande loja Unida de Portugal, refundar os verdadeiros princípios e valores da Maçonaria Regular, porquanto este boletim deverá pela qualidade dos obreiros da nossa Augusta Ordem, dignificar, reforçar e conferir mais evidentes capacidades de afirmação à Maçonaria, para que todos Unidos saibamos construir uma Instituição que possa ser olhada com admiração pelo que fazemos e pelo que defendemos.

Enquanto Grão-Mestre, nunca esquecendo que serei sempre um eterno Aprendiz, como um de vós que sou, incentivo-vos a participarem de forma regular e interventiva neste nosso Boletim, convicto de que o esforço de abraçar este nosso projeto deve estar orientado para o primado da Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Em terra, como no mar ou no ar.
Trabalhando pela Paz e sempre pela dignidade humana.
Onde quer que exista um Maçon, aí estará presente o melhor de Portugal.

Paulo Cardoso

Respeitabilíssimo Grão-Mestre, Grande Loja Unida de Portugal