Exordium (2)

Iniciámos esta nossa Grande Loja Unida de Portugal faz pouco mais de um ano, a 4 de Julho de 2016. Eramos um grupo pequeno de Maçons com sonhos do tamanho do mundo…

Ao longo deste nosso primeiro ano de atividade conseguimos realizar grande parte dos projetos a que nos propusemos e imbuídos do espírito de União, Solidariedade e Fraternidade, de que já tínhamos saudades. Praticámos Maçonaria!

Crescemos enquanto Homens, enquanto Maçons, conseguimos dar Alma a este nosso projeto e queremos continuar no mesmo rumo e com a mesma intensidade, certos que é o caminho da Luz.

Internamente, realizámos tantas tarefas que já são difíceis de elencar, mas de que destaco algumas: – o lançamento do nosso ritual do primeiro grau do rito português em formato de livro, todo o trabalho de investigação e retificação que está a ser efetuado em todos os rituais de todos os ritos para poderem ser também objeto de edição em livro, o lançamento do guia do iniciado em formato digital, iniciámos a produção e a entrega de paramentos a todos os obreiros, o trabalho fantástico da construção do nosso Templo e áreas adjacentes, o lançamento da 1ª mostra de arte maçónica e que está patente no nosso Templo, a consagração da primeira Loja fora de Lisboa, a edição dos fins-de-semana de formação maçónica (2 edições), a iniciativa de portas abertas que levou a que dezenas de profanos visitassem o nosso espaço, as três sessões de Grande Loja realizadas, o jantar de natal da GLUP, os ágapes rituais das Lojas e o ágape ritual de Grande Loja por ocasião do aniversário, a comemoração do dia Internacional do Maçon, o evento de arraial de Santo António, as visitas culturais, a missa realizada a 10 de Junho, em honra dos maçons que lutaram por Portugal, os inúmeros ágapes e jantares debate com oradores profanos, o sistema de faturação individual e sistema de pagamento on-line, as horas de formação a aprendizes, companheiros e mestres, todo o trabalho normal e regular das nossas Lojas, a publicação do nosso Boletim….mas tudo isto só foi possível com a união de todos e com a vossa entrega.

Tantas foram as iniciativas, que realizámos externamente e que também tiveram o seu impacto. Todos os meses realizamos visitas culturais e de valorização do nosso património edificado, realizámos iniciativas de solidariedade com os Bombeiros do Beato, das quais destaco as mais de duas toneladas de alimentos e roupas que conseguimos fazer chegar aos mais necessitados, bem como o barco que doámos à corporação dos bombeiros, conseguimos em parceria com a Junta de Freguesia do Beato recolher mais de 1000 livros e doámos um espetáculo musical, onde estiveram mais de 1000 pessoas que aplaudiram o que somos e o que fazemos.

Mudámos mentalidades e mudou, essencialmente, a forma como todos percecionamos a Maçonaria feita na Grande Loja Unida de Portugal.

Cientes que queremos continuar a trabalhar em prol da Maçonaria e da sociedade, falar da Grande Loja Unida de Portugal é falar da nossa casa e da nossa família!

Agora que se aproxima o período de férias maçónicas, quero agradecer todo o vosso empenho e dedicação e desejar-vos um bom período de férias em família, com a certeza que em setembro estaremos todos de volta retemperados de energias para prosseguirmos os nossos objetivos e continuarmos a praticar Maçonaria na Grande Loja Unida de Portugal.

Boas Férias!