A Maçonaria, pelo facto de ter assumido como principio o combate pela liberdade e a solidariedade com todos aqueles a quem esta era negada, é das poucas instituições não reconhecidas e perseguida pelos regimes totalitários há cerca de 300 anos. A Maçonaria perfilha os princípios da Liberdade, Fraternidade e Igualdade entre todos os Homens livres e de boa vontade, fomenta-os junto dos seus membros, incentivando-os a que os promovam e apliquem na sua conduta, dentro da sociedade em que se inserem. Pretende, deste modo, contribuir para o desenvolvimento são, justo e harmonioso de todos os Homens, independentemente do seu credo, raça, género ou condição.
Este é o verdadeiro significado e afirmação da Maçonaria no Mundo, coerente e unificadora entre o seu passado, presente e futuro, assumindo assim o papel de defensora da Liberdade e da Solidariedade, valores relativamente aos quais nunca deixará de responder, hoje, como ontem e amanhã, junto de todos os Homens.
A Grande Loja Unidade de Portugal, assumindo-se como uma obediência Maçónica completa e fiel cumpridora de todos os Milestones da Maçonaria Universal, não poderia deixar de aproveitar a celebração dos 300 Anos da defesa destes valores e princípios para os enaltecer, associando assim diretamente a sua imagem, com a data e conceito de tão extraordinária efeméride, fundindo-os de modo a constituírem um único elemento que doravante estará presente em toda a sua comunicação.